segunda-feira, 28 de julho de 2008

Impressões e Expressões

Desconheço meu interlocutor. São vários: meu Passado, sua Reatualização, meu Presente-Processo, meus Futuros-Sonhos. Sou eu mesma, esta minha pessoa que, acredito, sente o que não suporta expressão. Definir destrói riquezas. Meu fim é outro. Meu fim é o seu meio. Por isso permaneço insocializável, impoliticável. Na verdade, não possuo finalidade.
Enquanto você tem prazer na mudança, eu tenho prazer no que a antecede: o processo de, a preparação para. Coleciono antíteses com paixão, assim como você coleciona regras, verdades, leis absolutas na vida.
E sou lúcida o suficiente para estar sempre a um passo do colapso mental. Toda vez em que percebo o grande jogo que é a linguagem, as perfeitas atrizes que são as palavras e a enorme insignificância que somos nós e todas as nossas tentativas de exibição do Real.
Ele sempre se esvai. As palavras, os sons o consomem, ressignificando-o. As idéias que temos das coisas existentes são ressignificações sucessivas.
Reconhece, então, o seu eterno desconhecimento. Perca a pretensão de suas afirmações a favor de suas dúvidas. O duvidar fica mais próximo do Real porque considera a existência de mais de uma resposta.
Não queria eternizar algo. Estas minhas palavras, jogue-as fora se sua intenção for apenas repeti-las mecanicamente. Se não houve um sentimento vital, mesmo que lhe impulsione à discordância, jogue-as fora.
Ressignifique. É seu jeito mais humano de ser.

Um comentário:

Antonio Gomes disse...

Poxa, lí! Confesso, tenho dificuldade com textos que se impõe como uma prece, ou proposta de questionamento! Tenho dificuldade com generalizações, logo, não me senti confortável qdo vc falou - dirigindo-se ao leitor "ENQUANTO VC etc etc..."

Prefiro escrever sem supor, a não ser que queira deliberadamente brincar, soltar blague...sei lá..

De qq maneira, vou lendo, e vc flui bem sim...vou lendo

Pera ai...